Verifica se string é número no javascript

Já escrevi sobre o typeof do javascript, que retorna o tipo de um objeto no javascript – mas quando estava desenvolvendo algumas coisas do Eu Compraria! Shop eu tinha a seguinte situação: um post por ajax executava uma tarefa, em caso de erro retornaria a mensagem do erro (que poderia variar, de acordo com o erro) em caso de sucesso retornava um ID referente a operação, que eu usaria a partir dali.

Poderia utilizar json para receber um parâmetro success e os outros parâmetros e fazer a verificação do success, mas neste caso optei por algo diferente: verificar se o retorno era numérico (o ID) e prosseguir com o a função, caso contrário seria a mensagem de erro que era exibida para o usuário.

No meu exemplo a data retornada pelo post sempre será uma string (mesmo quando é um ID), portanto o uso do typeof(data) é inútil. Neste caso eu preciso verificar quando uma string é numérica.

 

Verificando se uma string é numérica

A função abaixo testa com expressão regular a string passada como parâmetro e retorna true em caso positivo (string é um número) ou false.

function isNumeric(str)
{
  var er = /^[0-9]+$/;
  return (er.test(str));
}

Update com a sugestão do Aurélio, agora o return é o próprio resultado do teste da regex, sem necessidade do true/false como retorno. Obrigado Aurélio!

Mais uma vez uma expressão regular facilitando nossa vida! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *