Protegendo seu e-mail de spammers

Infelizmente muita gente acha que pós venda ou e-mail marketing é simplesmente sair enviando e-mails adoidado para qualquer um que apareça na frente. Isso é spam. Aqui tem algumas dicas sobre como fazer um e-mail markerting eficiente, hoje escrevo para uma dica de como evitar que seu e-mail caia nos bancos de dados de spammers…

Para montar um banco de dados com e-mails os spammers utilizam bots que navegam livremente pela internet, coletando todos os e-mails que  eles conseguem "ler" nas páginas, então quando você coloca seu e-mail em um texto ou um link de mailto ele terá chances (enormes) de parar em algum CD vendido na Santa Efigênia com 2 milhões de e-mails.

 

Como você pode ajudar combater o SPAM?

Aqui vão duas técnicas que não levam tempo nenhum e vão ajudar a reduzir o spam – para você e para todo mundo. Se a maioria dos usuários fizesse isso…

 

Mas você quer facilitar a vida do usuário, divulgar seu e-mail e deixar seu cliente a um clique de escrever um e-mail, certo? O pinceladas da web divulgou uma excelente solução em JQuery (do kevinleary) que pega seu e-mail "camuflado" e torna ele um link quando o usuário acessa a página.

Facilita a vida dos usuários do seu site sem deixar seu e-mail ser lido por bots – a não ser que elex executem o javascript antes de ler a página, claro.

Como proteger o e-mail de spammers?

Antes você precisa ter o JQuery "instalado" no seu site, se você ainda não tem recomendo ler o post do Chris sobre a Google AJAX Libraries API que mantém seu site com sua biblioteca favorita sempre atualizada e sem ter que hospedar arquivo nenhum.

Com o Jquery configurado no site, vamos ao código que faz a mágica acontecer: 

$(document).ready(function(){
	$("a[rel=´email´]").each(function(){
		// Modifica o valor de mailto:
		var mailtoVal = $(this).attr(´href´);
		mailtoVal = mailtoVal.replace("[email]","mailto:");
		mailtoVal = mailtoVal.replace("[at]","@");
		mailtoVal = mailtoVal.replace("[dot]",".");
		// Gera automaticamente a tag title para os usuários
		var mailtoTitle = mailtoVal.replace("mailto:","Email: ");
		$(this).attr(´title´,mailtoTitle);
		// Evento onClick
		$(this).click(function(){
			window.location.href = mailtoHref;
			return false;
		});
	});
});

E para colocar o link protegido é simples, seu e-mail deve ficar assim:

Contato

Simples e eficiente! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *