HTML5 – Tag aside

Dando continuidade as explicações sobre as novas tags do HTML5, você já sabe especificar o doctype, já fez o seu menu utilizando a tag nav, como você deve classificar o conteúdo relacionado ao seu conteúdo principal?

aside – conteúdo relacionado

A tag <aside> não é para fazer colunas como eu já li por aí, nas dicas para escrever um bom HTML eu falei: semântica na escrita, ignore o layout.

A tag aside define uma área de conteúdo relacionado ao seu conteúdo principal (que provavelmente será um article, o "filé do conteúdo" – vou tratar em outro post já começado), então pode fazer sentido você utilizar isso para uma barra lateral – desde que o conteúdo esteja relacionado ao seu conteúdo principal.

Um exemplo do @elcio no curso da W3C é o uso do aside para as listas de comentário. Isto resolve a dúvida do uso de sectionou article para comentários. Desde que li as definições eu tenho em mente usar apenas um article por página – pensando em SEO, este article está reservado para o conteúdo principal, que eu quero que seja indexado e considerado importante pelos buscadores, pois ele é o conteúdo mais importante para o meu usuário.

Vou continuar escrevendo diversos posts sobre HTML5 durante o curso, para quem quiser acompanhar mais de perto sigam @odesenvolvedor que estou pulicando as dicas rápidas por lá!

(Os posts feitos durante o curso serão atualizados com as correções, estou "correndo" para não perder nada de conteúdo do curso).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *