Como ignorar arquivos no Git

Faz algum tempo que estamos usando o Git para fazer deploy nos projetos da GS Solutions e um dos cuidados que isso exige é manter os arquivos de configuração do servidor de produção intactos.

Como ignorar arquivos no Git?

.gitignore

O modo mais fácil de ignorar arquivos no repositório é através do gitignore. O gitignore é uma lista que ignora qualquer arquivo que ainda não foi acompanhado pelo repositório através do git add. Veja a documentação (en).

Quando um arquivo já foi adicionado ao sistema de tracking muitas pessoas acham que o gitignore não está funcionando. Na verdade você precisa remover o arquivo do índice para que repositório pare de monitorar aquele arquivo.

Como fazer usar o .gitignore para um arquivo que já foi commitado?

Se um arquivo já foi adicionado e commitado não adianta somente adicionar ele no seu .gitignore, você precisa primeiro remover ele do sistema de tracking do git. Para isso utilize o comando abaixo:

git rm --cached config.json

No exemplo abaixo o git vai remover o cache/tracking do arquivo config.json e se ele estiver no .gitignore do repositório ele não será mais indexado nos commits.


Como ignorar um arquivo do repositório no git

Para arquivos de configuração eu prefiro que eles estejam no tracking do git, pois eles são parte do projeto e devem estar no repositório. Mas apesar de estarem no repositório, não quero enviar para o repositório minhas alterações locais. Para isso podemos pedir para que o git considere que determinados arquivos não foram alterados alterando o índice do git manualmente.

Mantendo o exemplo do arquivo config.json vamos supor que ele não está no seu gitignore e você fez alterações para o ambiente de desenvolvimento e não quer correr o risco de commitar estas mudanças.

Diga para o git considerar que aquele arquivo não foi alterado com o seguinte comando:

git update-index --assume-unchanged config.json

Agora seu repositório vai considerar que este arquivo não foi alterado mesmo que você atualize ele inúmeras vezes. Se você precisa dar commit em alguma alteração no arquivo é só remover o status de "não alterado" deste arquivo no índice do repositório com a seguinte linha de código:

git update-index --no-assume-unchanged config.json


Para arquivos de configuração eu prefiro utilizar o --assume-unchanged. Deixo o .gitignore para arquivos de uploads do projetos, cache e demais arquivos que não fazem parte do projeto.

Como vocês lidam com arquivos de configuração no repositório? Deixe dicas nos comentários!

Ir para o topo