Cinco dicas para melhorar a apresentação de seus projetos

Quantas vezes você já teve dor de cabeça por não conseguir aprovar determinado layout?

Será que o problema não está na apresentação? Trabalho como freelancer a algum tempo e – como deveria ser – senti uma curva de evolução muitop grande em cerca de 4 anos de carreira, sendo quase um ano inteiro como estagiário de uma agência.

Sim, eu defendo o estágio, leia aquios motivos.

A intenção deste texto é compartilhar um pouco da minha experiência (parte empírica, parte acadêmica) da importância da apresentação para vender e aprovar projetos – no caso web, mas acredito que as dicas possam ser aplicadas nas mais variadas áreas.

Antes vamos começar com a base para fluir uma boa apresentação: o cliente não tem sempre razão. Você estudou e sabe o que é mais funcional, você tem um senso estético apurado (ou deveria, né?) e está sendo pago para resolver um problema. Vou listar algumas dicas e explicá-las em seguida.

 

1. Domine o projeto apresentado

Domine tudo o que você irá apresentar, saiba o projeto inteiro, os "porquês" de cada detalhe, a explicação de cada função.

Estar preparado é o primeiro passo para uma boa apresentação, você não irá travar com as perguntas e dúvidas do seu cliente e poderá falar com mais naturalidade. Não decore um texto corrido, qualquer interrupção cortará sua linha de raciocínio e será catástrofe total. Ensaie em voz alta, leia, releia, cada um com suas técnicas…

 

2. Não enrole

A apresentação do projeto é curta? Não tem problema, encher linguiça vai incomodar e tornar a apresentação repetitiva, desviando a atenção e tornando o projeto todo "chato", dificultando a aprovação.

Leve o tempo necessário sem enrolações para "encher" a apresentação.

 

3. Conteúdo e Material

Porque apresentar o Layout do site em um jpg se você pode criar um flash animado onde o cliente pode navegar na apresentação? Valorize a sua marca e também a do seu cliente.

Quem não gosta de ver sua marca estampada em algum lugar? Eu adoro, seu cliente também. Encarte de cd, não vai levar tempo e o custo é uma impressão.

Interatividade, animação, layout da apresentação impecável. No caso de impressos, cuide para não amassar, manchar. Clientes gostam do paupável – mesmo gostando de evitar impressões por questões de custo (sou pão duro sim!) e também para economizar árvores, né?

No conteúdo não utilize apenas termos técnicos e estrangeiros – mas não os deixe de usar. Mostre que você domina o conteúdo e sabe o que está dizendo, mas não deixe o cliente sem entender nada do que você fala.

Quando perceber dúvidas fale mais devagar, explique melhor. Quem está ouvindo não sabe tanto quanto você. "Explique-me como se eu fosse um burro". 😉 

 

4. Deixe o cliente falar

Absorva as idéias do cliente. Sem dúvida vender uma idéia dele é mais fácil do que vender uma sua. O cliente prefere a voz dele do que a sua, deixe-o falar. Perguntas como "o que achou?" ajudam a captar as idéias dele e sentir onde estão as partes que precisam ser melhores trabalhadas no projeto.

Mas sempre lembrando que ele não é o dono da verdade, absorva as idéias que valem a pena e argumente (não contra, mas sobre…) as que não são tão boas na prática. Se possível traga cases do porquê utilizar outra alternativa e não a dele.

 

5. Revise

Revise. Revise. E antes de ir apresentar não esqueça de revisar. Tudo. O formato do arquivo, se onde será a apresentação vai funcionar, se não tem erros gramaticais, erros de impressão, erros de gravação, erros, erros…

Vale o ditado: quem tem um não tem nenhum.

Além de levar o cd gravado, leve também a apresentação no Pendrive. E o seu notebook, para emergência.

 

6. Revise denovo 

E pronto, agora é só apresentar com calma e sem afobação. Se tiver oportunidade de gravar facilita a correção de erros e cacuetes que não percebemos.

 

Espero que essas dicas (fáceis, que todo mundo sabe mas poucos colocam e prática) ajudemna hora de aprovar aquele layout que está indo para aprovação pela décima segunda vez… 😉

Para finalizar, uma tirinha do K! BLog  que ilustra o poder da apresentação (eu sei que a intenção era alimentar o ódio pelos clientes, eu sei…)

 

 

Mário, o Publicitário

 

E você, o que faz para melhorar sua apresentação e facilitar a aprovação de projetos?

 

ps.: aproveitem a faculdade para terinar bastante suas apresentações,  se você tem dificuldade para apresentar para uma turma – onde sua carreira não está em jogo (ainda), imagine diante de clientes ou chefes? 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *