Tutorial – deploy com git no Ubuntu Server (AWS EC2)

Semana passada configurei um servidor novo para um cliente (GS Solutions) e optamos por usar AWS para este projeto (leia meu comparativo entre Locaweb e Amazon) e fiquei encarregado de configurar o servidor.

O servidor será exclusivo para um projeto e optei por fazer todos os deploys com git para manter o controle do código que vai para o ar e automatizar o deploy. 

Já fiz isso para o And After e para o Eu Compraria e lembro que foi um pouco complicado permitir o git pull através do apache (usuário www-data no Ubuntu Server).

Mas uma vez feito, não tem erro. este é um tutorial de 4 passos simples para configurar seu servidor e permitir deploy utilizando o Git.

O tutorial foi testado em servidor Linux (Ubuntu Server) e pode precisar de ajustes simples para outros servidores.

1. Instale o git no servidor

Sem nenhum mistério:

sudo apt-get install git

2. Crie uma chave para o user www-data

Aqui está o segredo de permitir o deploy diretamente por comandos do Apache, que utiliza o usuário www-data.

No meu caso o deploy é feito através de um ambiente fechado do sistema, onde através do PHP o git pull é executado. O repositório em questão será onde está configurado o domínio do serviço, então quando o pull é executado na branch master acontece o deploy.

Para criar uma chave ssh para o user www-data você vai precisar executar o ssh-keygen com este usuário, para isso execute no servidor:

sudo -u www-data ssh-keygen

E gere uma chave para este usuário, com ou sem senha. Na home deste usuáriuo (no Ubuntu Server a home do usuário www-data normalmente é /var/www/) você terá uma pasta .ssh onde ficarão as chaves.

3. Libere as chaves no seu repositório

Agora é só cadastrar as chaves no seu repositório para que seu www-data do servidor tenha acesso ao repositório, no terminal do servidor digite:

vi ~/var/www/.ssh/id_rsa.pub

Cadastre a chave pública no seu repositório e pronto, você está pronto para acessar seu repositório diretamente do seu servidor.

4. Clone o repositório

Agora no seu servidor você pode executar os comandos do git com o usuário www-data, por exemplo:

sudo -u www-data git clone meurepositorio.git

Lembre-se que para automatizar o seu deploy o domínio configurado no Apache (sites available) deve ser o seu próprio repositório.

Para fazer o deploy você pode escolher a forma que achar melhor. Eu executo os comandos com a ajuda do PHP em um ambiente fechado: assim o php (www-data) executa o git pull no repositório do seridor.

Não sei se existe (e qual é) o risco do user www-data ter uma chave pública cadastrada no repositório, mas o ideal é que este usuário tenha acesso apenas de leitura no seu repositório.

Leia também mais algumas dicas e utilidades para seu servidor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *