Protegendo de Hotlink com Isapi Rewrite

Quanto eu estava em São Paulo semana passada aconteceu pela primeira vez algo que eu sabia que cedo ou tarde aconteceria: excedi meus 25gb mensais no Photobucket.

Se você quer apenas o código para a proteção de imagens pelo ISAPI Rewrite vá para o final deste post.

A primeira coisa que pensei foi em pagar e manter uma conta pro, mas se eu já tenho um ótimo serviço de hospedagem não existia motivo real para eu pagar alguém para manter minhas imagens. Bom, existia um único motivo: o comodismo. Mas uma coisa que aprendi com minha pouca experiência de vida é que quando se trata de programação, cliente, design e servidor o comodismo é um senhor tiro no pé e que logo trará problemas.

Estou pensando no desenvolvimento de um álbum de imagens no And After e ter as imagens no servidor não so agilizará o processo como também me dará segurança e eficiência para fazer backups, alterações e gerenciamento desse novo sisteminha que pretendo implementar.

Ótimo, fiz transferência de parte das imagens (foi bem menos doloroso do que parece) e fui ativar a proteção hotlink¹ e descobri que não existia proteção hotlink para a minha conta.

Sabendo da disponibilidade do Isapi Rewrite no meu servidor (utilizo para as urls amigáveis do And After) fui pesquisar sobre o assunto, finalmente a resposta:

 

Proteção de hotlink com ISAPI Rewrite

No seu arquivo httpd.ini adicione essas quatro linhas:

#protegendo hotlink
RewriteCond Host: (.+)
RewriteCond Referer: (?!http://1.*).*
RewriteRule .*.(?:gif|jpg|png) /block.gif [I,O]

Neste caso os formatos protegidos em todo o site são: gif, jpg e png. Você pode proteger outros formatos adicionando-os na última linha do código.

 


¹ Hotlink é quando um site "rouba" suas imagens. Utiliza suas imagens, flashs ou outro tipo de conteúdo no site sem baixar o arquivo e enviar para outro servidor. Quando o usuário visualiza a imagen dentro do outro site, ela é requisitada do seu servidor, causando consumo para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *