Ferramentas para gerenciamento de projetos em Scrum

Há algum tempo deixei de passar 100% do meu dia programando para ter que me preocupar com assuntos mais gerenciais. E vejo muita desorganização por aí, muita falta de respeito com isso, ausência de cultura nesse sentido.

Isso gerou muitas conversas, trocas de idéias e links com o @gserrano, e até um post sobre gerenciamento de projetos na web.

Sem sombras de dúvidas, Scrum é a metolodia mais aplicável a web: simples, sem regras complexas, adaptável e mutável, que define entregas (sprints) com prazos curtos e independente de outras entregas. Nada de toda a sobriedade do RUP ou afins.

Aqui na empresa, estamos pensando em como implementar Scrum nos projetos, de uma forma organizada e viável. Conversando com alguns amigos, vi que a maioria das empresas usa o quadro branco para fazer todas as anotações necessárias. Acho totalmente viável isso, mas na ausência de um quadro branco - okey, não é esse o motivo, mas sim o medo do quadro ficar pequeno vendo o tamanho dos projetos - fui procurar ferramentas para ajudar no gerenciamento do Scrum.

Ouvi falar bem do VersionOne, que é lider no mercado, do Jira que é usado por exemplo pela agência Click, e o ScrumWorks que tem uma versão free para Windows/Linux/MacOS que pareceu ser bem estável.

Veja um gráfico fornecido aqui após uma pesquisa feita com empresas da área de web sobre o uso de tal tipo de ferramente:

E vocês, usam alguma ferramenta para esse controle? Ou é tudo na mão ainda?

Ir para o topo