Como instalar o NodeJS v0.4.x no Ubuntu 11.10

Primeira Segunda-Feira de 2012 e o campeão aqui toma uma importante decisão: atualizar o Ubuntu no computador do trabalho. Instalei a versão 11.10 e tudo funcionou melhor do que o esperado. Não tinha feito a atualização até agora com medo da performance do Unity, e de problemas de compatibilidade com placa de vídeo.

Se você não precisa de uma versão antiga do NodeJS recomendo que você leia este tutorial de como instalar o NodeJS e npm no Ubuntu

O Ubuntu atualizou uma série de pacotes, dentre ele algumas dependências do NodeJS (e talvez até o próprio node, não tenho certeza). Para rodar o sistema que trabalho aqui no iG, preciso do NodeJS e descobri que devido aos pacotes do npm (nodeJS e npm são cheios de dependências) era necessário a versão antiga do NodeJS (sabia que a 4.7 e 4.8 funcionavam).

Instalando o nodeJS 4.x no Ubuntu 11.10

Depois de quase 2 dias quebrando a cabeça, segue um tutorial do que eu fiz para instalar a versão antiga do nodejs.

O bug

Tentei fazer a instalação normalmente, e descobri que com as últimas versões da biblioteca openssl (o Ubuntu 11 pega essas versões) as versões antigas do NodeJS (4.x) não compilam, pois o openssl parou de dar suporte a não-sei-o-que que o NodeJS utilizava.

 

A solução

Depois de um dia inteiro tentando rodar o sistema na última versão do NodeJS (6) ou tentando instalar a versão antiga, finalmente cheguei na conclusão acima, então a solução era óbvia, você precisa:

  1. Instalar uma versão antiga do openssl (consegui compilar a versão 4.7 do NodeJS com a OpenSSL 1.0.0a)
  2. Instalar a versão desejada do NodeJS (4.7 no meu caso)
  3. Instalar a versão antiga do npm (2.0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *